Fulbright Brainstorms 2012 - Obesidade Infantil

Isabel Loureiro

Comité Científico da Conferência

M.D., M.P.H., Ph.D.

Médica, especializada em Saúde Pública.

Professora Catedrática de Saúde Pública/ Promoção da Saúde e Presidente do Conselho Científico da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa.

Membro do Conselho Científico da Plataforma contra a Obesidade da Direcção Geral de Saúde.

Membro da Comissão Nacional da Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (WHO/UNICEF).

Directora do Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Crónicas do Instituto Nacional de Saúde (2008-2010). Coordenadora Nacional da Promoção da Saúde e Educação (1997-2002).

Responsável pela formação pós-graduada de profissionais de saúde, educadores e pela formação profissional de técnicos do poder local e municipal, organizações centrais e intermédias de diversos sectores, tais como da educação, saúde, assistência social e planeamento urbano. Supervisora de várias dissertações de alunos de Doutoramento na área da nutrição, obesidade infantil, literacia em saúde, saúde urbana e promoção da saúde. Coordenadora de diversos projectos de investigação tais como "Renasceres - Uma abordagem da obesidade infantil", Harvard Medical School / Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Autora e co-autora de diversos livros e artigos científicos. Livros mais relevantes:

LOUREIRO, I.; MIRANDA, N. (2010) - "Promover a saúde: dos fundamentos à acção". Coimbra: Almedina. 2010;

DIXEY, R.; HEINDL, I.; LOUREIRO, I., et al. (2000) - Healthy eating for young people in Europe: a school based nutrition education guide. Copenhagen: European Network of Health Promoting Schools. WHO Regional Office for Europe. European Commission. Council of Europe, 2000;

LOUREIRO, I.; MIRANDA, N. (1993) – Manual de Educação para a Saúde em Alimentação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Newsletter